top of page
Buscar
Foto do escritorAshinaga Brasil

Kaigai Kenshu: Estudante japonesa finaliza treinamento no Brasil


Como parte do programa Kaigai Kenshu (treinamento no exterior), a estudante Akane Ota (Japão, turma 2), concluiu um treinamento de curto período no Brasil no início deste semestre, aprofundando suas habilidades de liderança e expandindo sua compreensão sobre a cultura, a culinária e a sociedade brasileiras. Estudante do terceiro ano da Universidade de Música de Osaka, Akane teve a oportunidade de viver uma experiência transformadora em São Paulo, onde se conectou com a Japan House São Paulo (JHSP) e a Faculdade Santa Marcelina (FASM).


Durante as semanas em que esteve no Brasil, a bolsista participou de atividades na JHSP, uma das organizações parceiras da Ashinaga Brasil, onde aprendeu sobre o funcionamento das relações institucionais e trocou ideias com a equipe sobre como transmitir a cultura japonesa de maneira autêntica. Ela ficou impressionada com a variedade de visitantes, desde aqueles que frequentam o local para apreciar a cultura japonesa, até os que apenas passam para uma pausa rápida, como experimentar o café ou visitar uma exposição. A responsável pelo departamento de intercâmbios educacionais da JHSP, Janete Miamoto, foi responsável por planejar e acompanhar as atividades de Akane no programa:

A Akane é a segunda participante deste programa. Já tínhamos tido uma experiência anterior muito positiva e a expectativa era grande. No início, ela era muito reservada e tímida e cada dia, ela se abria mais e mais. No final, já tinha adotado vários costumes brasileiros como abraços, risadas altas. Ela é muito madura para idade, desempenhou todas as atividades com muita dedicação e se mostrava muito interessada e curiosa sobre os assuntos relacionados à Japan House e sobre a cultura brasileira. Durante a estadia dela na JHSP, tratava as pessoas com gentileza e simpatia e fez muitas amizades. A apresentação final dela foi excelente, muito tocante, deixando os expectadores emocionados.

O programa de intercâmbio proporciona o convívio dos colaboradores da JHSP com um(a) estudante japonês(a), momentos onde há trocas importantes para o crescimento pessoal e profissional de ambas as partes. Além disso, o(a) estudante japonês(a) também pode conhecer mais sobre como alguns assuntos políticos e culturais de seu país são apresentados à comunidade internacional através das atividades da JHSP, como exposições, eventos temáticos e outros. Além disso, a JHSP fortalece vínculos com as instituições parceiras como a FASM, que está aumentando a divulgação do Japão aos alunos, seja através de palestras, intercâmbio e várias outras atividades relacionadas.

Na FASM, Akane se surpreendeu com o interesse dos jovens pela música tradicional brasileira e pôde refletir sobre as diferenças culturais entre o Japão e o Brasil, ressaltando como essas trocas fortalecem a ligação entre os povos. Dentre as várias observações que pôde fazer durante esta atividade, Akane comentou que é impressionante o fato de que muitos jovens brasileiros têm uma forte ligação com a música nacional:

"No Japão, não há muitos jovens que costumam ouvir e tocar instrumentos antigos ou canções infantis, mas os estudantes que conheci estavam familiarizados com a música brasileira, tanto nas aulas quanto nos intervalos. Quando perguntei a um estudante que gostava de pagode como ele o descreveria, ele respondeu: "Originalmente, o pagode representa uma sessão que nasce de maneira improvisada em um jardim, então eu acho que é a própria forma de viver." Fiquei muito feliz em receber essa expressão pessoal sobre a música de seu país e acredito que esse é o verdadeiro prazer da troca cultural."

Ao visitar o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, em São Paulo, Akane foi tocada pelo legado dos imigrantes japoneses e sua contribuição cultural, onde percebeu a complexidade da identidade dos nikkei (descentes de japoneses) que vivem entre duas culturas e ressaltou a importância de cada indivíduo compartilhar sua própria história.


Uma das experiências que mais marcou a bolsista foi a gentileza das pessoas que conheceu. Ela contou sobre um episódio no ônibus, em que uma senhora brasileira pagou sua passagem, dizendo: “Agora você, o cobrador e eu estamos felizes.” A culinária foi uma das maiores descobertas para a estudante, que aproveitou pratos típicos como feijoada, pão de queijo, coxinha, pastel e açaí, tendo se surpreendido com os sabores e intensidades das comidas brasileiras. Akane concluiu sua experiência com uma profunda gratidão a todos que a apoiaram durante o treinamento. Ela expressou o desejo de continuar estudando e compartilhar os aprendizados com seus colegas no Japão.



"Me sinto motivada a aplicar o que aprendi no Brasil e a continuar refletindo sobre formas de valorizar e dar voz às narrativas culturais." - Akane Ota

Para saber mais sobre o Kaigai Kenshu e outros programas da Ashinaga Brasil, clique aqui.

736 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page