Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Ashinaga Brasil celebrou um marco ao receber o maior número de bolsistas em um mesmo ano letivo desde a sua fundação, em 2019. Entre os oito novos estudantes das turmas IAA 9 e 10, há representantes de Angola (2), Cabo Verde (1), Guiné-Bissau (2), Moçambique (2) e São Tomé e Príncipe (1). Essa diversidade não apenas enriquece o ambiente acadêmico brasileiro, mas também promove a troca de experiências interculturais.
Os bolsistas estão matriculados em diversos cursos universitários, refletindo a variedade de interesses e habilidades que trazem consigo. Alguns dos cursos escolhidos pelos mais novos acadêmicos foram Medicina Veterinária, Engenharia Mecatrônica, Ciências Econômicas e Pedagogia e as universidades que os receberam estão entre as mais renomadas do país, como a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER).
Com os oito provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), a organização têm fortalecido sua parceria com o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o Itamaraty. Todos eles são parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), uma iniciativa que tem sido fundamental na formação de estudantes estrangeiros em excelentes universidades brasileiras. O PEC-G oferece bolsas de estudo a estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento desde a década de 1960, para que cursem graduação em universidades brasileiras, promovendo a cooperação internacional e o desenvolvimento educacional e social.
Desta forma, para além de garantir o futuro do desenvolvimento na África Subsaariana, a chegada dos bolsistas também promove a cooperação Sul-Sul, um princípio fundamental que incentiva a colaboração entre países em desenvolvimento. Essa troca de conhecimento e experiências não apenas enriquece as trajetórias individuais dos estudantes, mas também contribui para um entendimento mais profundo e solidário entre as nações do sul global.
A chegada desta "megaturma" representa um passo significativo na trajetória da Ashinaga Brasil. Ao apoiar jovens tão comprometidos com o futuro, testemunhamos o promissor início de suas jornadas acadêmicas e permanecemos contribuindo para que se tornem catalisadores da transformação positiva em suas respectivas comunidades.
Veja abaixo a lista completa dos cursos e universidades onde estão os novos bolsistas. Para saber mais detalhes sobre todos os bolsistas da IAA, clique aqui.
TURMA 9
Dalton Nazaré – Administração (USP)
Marly da Cruz – Medicina Veterinária (USP)
Matuzólem Kibazola – Engenharia Mecatrônica (INSPER)
Nelda Boa – Biomedicina (Centro Universitário São Camilo)
Nine Sá – Ciências Econômicas (USP)
TURMA 10
Abubacar Banora – Pedagogia (PUC)
Ana Sebastião – Ciência da Computação (USP)
Yona Maúngue – Engenharia Ambiental (UFSCar)
Comments